Maravilhas do ÁCIDO RETINÓICO

O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoina, é a forma Ácida da Vitamina A. É considerado um importante e eficaz tratamento tópico para a acne e também para os sinais clínicos do fotoenvelhecimento, incluindo hiperpigmentações, linhas finas e rugas. O àcido retinóico diminui a adesividade e estimula a divisão das células epiteliais foliculares, ocorrendo assim uma renovação das células, o que leva à diminuição dos comedões, prevenindo a formação das lesões da acne e de novos comedões. O Ácido Retinóico combate os sinais do envelhecimento cutâneo através da renovação celular (acelerando a descamação das células córneas e renovando a textura da pele) e do estímulo  à produção de colágeno, proporcionando firmeza e elasticidade, além de melhorar a qualidade da pele.

Indicação


Formulações com Ácido Retinóico são indicadas no tratamento da acne, por ser um agente comedolítico eficaz; nos tratamentos clareadores, por atuar como inibidor competitivo da tirosinase e promover a dispersão dos grânulos de melanina, dentro dos queratinócitos (atuando como queratolítico). Além de ser comprovadamente eficiente no tratamento e prevenção do fotoenvelhecimento das áreas da face, pescoço, colo e dorso das mãos.

O Ácido Retinóico só deve ser aplicado sobre a pele limpa e seca, devendo ter cuidado para que o produto não penetre nos olhos, boca, narinas, ferimentos de pele e mucosas. Evitar o uso de sabonetes ou produtos medicinais irritativos ou que contenham álcool (como por exemplo: loção pós barba, adstringentes, colônias, COSMÉTICOS, entre outros). Aplicar apenas sobre as lesões e em quantidade suficiente para cobrir a área afetada, espalhar suavemente. A aplicação pode causar uma transitória sensação de calor e ardor.

 ATENÇÃO: QUANTIDADES EXCESSIVAS NÃO AUMENTAM O EFEITO DESEJADO.
 


 Advertências

 - Antes de iniciar o tratamento deve ser feito um teste de sensibilidade da pele que consiste em aplicar uma pequena quantidade da fórmula no antebraço, remover após 3 horas e ficar atento por 12 horas. Suspender o uso no caso de reações e informar ao Médico.

 - Vermelhidão e ardor local podem ocorrer e são considerados normais; se essas condições forem muitos intensas, suspenda o uso do produto e consulte seu médico/e ou Biomédico imediatamente.

 - Nas primeiras semanas de tratamento, os comedões que anteriormente não eram evidentes podem aparecer e dar a impressão de que a acne foi agravada pelo Ácido Retinóico. Entretanto, com o tratamento contínuo, as lesões desaparecem, aparecendo assim os benefícios.

- O Efeito Adverso mais comum é o ressecamento da pele, que ocorre nas primeiras semanas de uso; todavia. pode-se esperar a resolução deste efeito com o tratamento contínuo.

 - O Ácido Retinóico acelera a descamação das células, melhorando a textura da pele. Podendo, então, causar descamação nos locais de aplicação.

 - Devido a possibilidade de interação com o Ácido Retinóico, recomenda-se cautela no uso de outros medicamentos tópicos. Atenção particular deve ser dada à utilização de formulações contendo Peróxido de Benzoíla, Enxofre, Resorcina e Ácido Salicílico concomitante com o Ácido Retinóico. Não se deve usar outros esfoliantes, medicamentos fotossensibilizantes, cosméticos com potente ação secativa em combinação com Ácido Retinóico.

 - Caso haja queimaduras da pele, interromper o tratamento até que as mesmas desapareçam.

 - Não existe cura rápida para a acne, porém o Ácido Retinóico é altamente eficaz quando usado corretamente e os resultados são observados, geralmente a partir da 4ª semana de tratamento.

FOTOPROTEÇÃO

Evitar ou minimizar a exposição da pele ao sol ou à lâmpadas de bronzeamento, durante e após o tratamento. Na impossibilidade de evitar exposição ao sol, usar um filtro solar físico, além de roupas protetoras e chapéu.

Evitar também ventos e temperaturas frias.

Precauções

- Não usar o produto no caso de hipersensibilidade à Hidroquinona e ao Metabissulfato de     Sódio.

-  Não usar em feridas abertas ou em peles irritadas

-  Suspender o uso em caso de reações

-  Não use com frequência maior que a recomendada

-  Não usar em gestante ou em fase de amamentação

-  Não usar o produto no caso de hipersensibilidade à Vitamina A ou a outro retinóide.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA

SÍNDROME DE SJÖGREN