SÍNDROME DE SJÖGREN


A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune crônica, em que o sistema imunológico do próprio paciente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. O problema se dá porque os linfócitos infiltram-se nestas glândulas, provocando a diminuição da produção de saliva e lágrimas. “Assim, a característica principal da Síndrome de Sjögren é a secura nos olhos e na boca, mas ela também pode causar ressecamento de pele, nariz e vagina, além de afetar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações, que podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente, também são sintomas freqüentes”, explica o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.
 

Fatores ambientais, como infecções virais prévias (vírus Epstein-Barr, citomegalovírus, herpes vírus humano, vírus da hepatite C, dentre outros) ou bacterianas (Helicobacter pylori) já foram relacionados como potenciais desencadeadores da resposta imune ao tecido glandular, devido à freqüente concomitância em pacientes com SS.

Cerca de nove mulheres são acometidas para cada homem, por este motivo, disfunções hormonais parecem fazer parte da fisiopatologia no desenvolvimento da SS, principalmente as deficiências de andrógenos, estrógeno e de progesterona. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costuma estar na menopausa ou com mais idade, a doença pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjögren podem apresentar complicações na gravidez.
 
Dificuldade para diagnosticar

“O diagnóstico do problema não é uma tarefa fácil, uma vez que os sintomas da Síndrome de Sjögren podem se assemelhar aos de outras doenças como o lúpus, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crônica, a fibromialgia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer”, destaca o reumatologista.

Nem todo ressecamento nas mucosas pode ser resultado da Síndrome de Sjögren. Muitos medicamentos, inclusive os usados para o tratamento de hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais podem causar secura nos olhos e na boca.

Alguns exames são úteis para o diagnóstico de Síndrome de Sjögren, dentre os quais, destacam-se:

1) O Teste de Schirmer, para medir a produção de lágrimas e o teste do corante Rosa Bengala, que é a observação através de lâmpada especial, do filme de lágrimas dos olhos – feitos por um oftalmologista;

2) A medida da produção de saliva, o exame das glândulas salivares e/ou biópsia das glândulas salivares secundárias localizadas nos lábios, com o objetivo de determinar a presença de linfócitos – exame realizado por um dentista;

3) O exame de sangue para marcadores específicos ou auto-anticorpos indicativos da Síndrome de Sjögren ( SS-A ou SS-B ) – este exame é solicitado por um reumatologista.

“Devido a variedade de sintomas, após o diagnóstico, além do acompanhamento reumatológico, o paciente precisa ser acompanhado também por outros especialistas, como oftalmologistas, otorrinolaringologistas, dentistas, dentre outros. É importante para a sua qualidade de vida que o paciente seja atendido por uma equipe multidisciplinar”, diz o reumatologista.

Tratando os sintomas

A Síndrome de Sjögren não representa risco iminente de vida, mas certamente provoca profundas alterações na vida do paciente. Com uma conduta terapêutica apropriada, a qualidade de vida pode ser melhorada. Como a doença não tem cura, o diagnóstico e a intervenção precoces podem afetar o curso da doença.

“O tratamento tem por objetivo o alívio dos sinais e sintomas da doença, com conseqüente melhora na qualidade de vida dos pacientes, além da modificação no curso da doença a fim de que as seqüelas sejam evitadas ou minimizadas”, destaca Lanzotti.

Assim, são muitas as alternativas terapêuticas que podem ser empregadas, por diferentes especialistas, desde que coordenadas entre si:

· A administração de colírios lubrificantes sem conservantes. Pomadas e géis, muitas vezes, são suficientes para proporcionar alívio dos sintomas oculares e prevenir complicações corneanas;
 

· A higiene oral rigorosa é importante para prevenir infecções bucais. Para alívio da xerostomia, gomas de mascar sem açúcar, água com gotas de limão, agentes mucolíticos como a bromexina e formulações de saliva artificial podem ser úteis no alívio dos sintomas;

· “Para amenizar as dores nas articulações, é possível fazer a administração tópica de corticosteróides, que reduz o processo inflamatório. Alguns estudos demonstraram melhora nos sinais e sintomas de pacientes portadores de SS com administração tópica de andrógenos”, diz Sérgio Lanzotti;

· A modulação da resposta imune é outra opção terapêutica. Os agentes imuno-moduladores diminuem a intensidade da resposta imune, reduzem a linfo-proliferação e a produção dos auto-anticorpos;

· “Uma dieta rica em ômegas (peixes, azeite de oliva, óleo de semente de linhaça) apresenta alguma atividade anti-inflamatória e podem melhorar a superfície ocular com algum alívio dos sintomas”, diz o reumatologista Dr. Sergio Lanzotti".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA