HIDROQUINONA - Benfícios e Cuidados


A Hidroquinona é um agente sintético de uso tópico, utilizado como um despigmentante de diferentes dermatoses que apresentam uma hiperpigmentação por excesso de melanina (cloasma, melasma, sardas, manchas senis e outros).

A Hidroquinona produz uma despigmentação reversível na pele através da inibição da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina, além de bloquear outros processos metabólicos dos melanócitos, pois provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando assim a degradação dos melanossomos. A despigmentação não é imediata, pois a Hidroquinona interfere principalmente na produção de melanina nova. Os tratamentos com Hidroquinona somente deverão ser realizados com acompanhamento Médico e/ou Biomédico.

Indicações

Formulações com Hidroquinona são indicadas para clareamento gradual de peles com manchas, pois com a supressão da formação de melanina, a pigmentação cutânea é reduzida.
 
 

Advertências

Antes de iniciar o tratamento deve ser feito um teste de sensibilidade da pele que consiste em aplicar uma pequena quantidade da fórmula no antebraço, deixar agir por 3 horas, retirar e ficar atento por 12 horas. Suspender o uso no caso de reações e informar ao Médico.

- Vermelhidão e sensação de queimação local podem ocorrer e são consideradas normais; se estas condições forem muito intensas, suspenda o uso do produto e consulte seu médico imediatamente.

- Reações menos frequentes podem ocorrer como, manchas escuras reversíveis nas unhas, devido ao uso da Hidroquinona. Porém, estas desaparecem com a suspensão do tratamento. NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.

- Devido à possibilidade de interação com a Hidroquinona, recomenda-se cautela no uso de outros medicamentos tópicos. Alguns princípios ativos podem provocar o escurecimento transitório da pele nas áreas tratadas. Seguir sempre a orientação médica e/ou biomédica.

- Caso haja queimaduras de pele, interromper o tratamento até que as mesmas desapareçam.
- Comunicar ao médico, caso o paciente fique grávida durante o tratamento.
- Formulações com Hidroquinona podem conter Metabissulfito de Sódio, um antioxidante que pode causar reações alérgicas em pessoas com maior sensibilidade. Ex.: pacientes portadores de asma.

FOTOPROTEÇÃO

Evitar ou minimizar a exposição da pele ao sol ou à lâmpadas de bronzeamento, durante e após o tratamento. Na impossibilidade de evitar exposição ao sol, usar um filtro solar físico, além de roupas protetoras e chapéu.

É importante o uso do Filtro Solar Físico após o tratamento para reduzir a repigmentação, uma vez que o mínimo de exposição ao sol SUSTENTA a atividade do melanócito, produzindo o pigmento.

Precauções

- Não usar o produto no caso de hipersensibilidade à Hidroquinona e ao Metabissulfato de Sódio.

- Não usar em feridas abertas ou em peles irritadas

- Não usar em grandes extensões de pele

- Suspender o uso em caso de reações

- Não use com frequência maior que a recomendada

-Não usar em crianças menores de 12 anos

-Não usar em gestante ou em fase de amamentação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA

SÍNDROME DE SJÖGREN