CELULITE

A lipodistrofia ginóide (lipodistrofia = alteração do tecido gorduroso e ginóide = na mulher), conhecida como celulite, é uma das maiores preocupações femininas hoje em dia. Através de tratamentos estéticos modernos e de uma alimentação balanceada pode-se controlar o aparecimento de novos "buraquinhos" na pele e até mesmo remover os já existentes.


Os estudos mais recentes afirmam que se trata de uma doença de causa genética e hormonal, na qual há formação de traves fibróticas que ligam a pele diretamente ao tecido subcutâneo. Essas traves repuxam o tecido, gerando uma redução da circulação e formando, assim, as indesejáveis covinhas. Os tratamentos estéticos agem justamente estimulando a microcirculação, ou seja, melhorando a passagem de sangue e oxigênio no tecido, diminuindo o edema tecidual.



Vale lembrar que é durante os períodos de mudanças hormonais como puberdade, menopausa, tensão pré-menstrual, gravidez e durante o início da pílula que as celulites mais aparecem ou proliferam. E com o passar dos anos os buraquinhos se tornam mais visíveis, pois a idade é acompanhada de perda de consistência e tonalidade do tecido conjuntivo.


 

Conheça os graus da doença:

Grau 0 - Não tem covinhas quando está de pé ou deitada e nem quando belisca a pele.
Grau 1 - As ondulações não aparecem quando está de pé ou deitada, mas sim, quando belisca a pele.
Grau 2 - As covinhas estão presentes naturalmente quando está de pé, mas não aparece quando está deitada.
Grau 3 - Os buraquinhos ficam visíveis naturalmente, mesmo estando em pé ou deitada.
Grau 4 - É o mais avançado e tem aspecto de casca de laranja.
 Fonte: IDERJ – Instituto De Dermatologia e Estética Rio de Janeiro
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA

SÍNDROME DE SJÖGREN