WHEY PROTEIN X ACNE


Um questionamento corriqueiro que nos deparamos na prática clínica é se a proteína isolada do soro do leite (Whey Protein) repercute no aparecimento de acne.

Pois bem: o consumo isolado dessa proteína, por si só, não é um produtor desse tipo de lesão dérmica.

Entretanto, sabe-se que as atividades de força e hipertrofia potencializam a secreção do hormônio testosterona, e um dos primeiros efeitos colaterais do aumento de sua produção é a acne. Esse hormônio leva à hipertrofia das glândulas sebáceas com aumento de sua liberação e proliferação de bactérias causadoras da afecção da pele.
Por sua vez, a proteína do soro do leite pode agravar esse efeito colateral dos hormônios masculinos, pois é portadora de um importante efeito estimulante do hormônio insulina e um efeito sinérgico à testosterona, provocando acne. E muitas vezes, além de associar a Whey Protein ao treino de hipertrofia ocorre ainda a combinação com dietas hiperprotéicas: certamente a chance de aparecimento de lesões acnéicas poderá ser aumentada.
De toda sorte, como já dito anteriormente, não ocorrem estudos que validem cientificamente o consumo isolado da Whey Protein à caracterização de acne. No entanto, cada organismo se comporta de uma maneira, e é importante que o consumo dessas substâncias seja feito sob supervisão profissional. E caso o prescritor (nutricionista ou nutrólogo) observe o aparecimento dessas lesões poderá tomar condutas corretivas, que poderão incluir: realização de exames laboratoriais correspondentes, correção da posologia, suspensão do suplemento e encaminhamento para avaliação de um profissional dermatologista.
Por Dr.Clayton Camargos.
É expertise em promoção da saúde & qualidade de vida, com ênfase em metabolismo, nutrição esportiva e tecnologia da beleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA

SÍNDROME DE SJÖGREN