A FIBROMIALGIA REPOUSA NOS PILARES A SABER

- Exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento  cardiorrespiratório.
- Técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares.
- Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse.
- Medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono.

EXERCÍCIOS

Exercícios físicos regulares melhoram o tônus muscular, melhoram a sensação de dor e os distúrbios do sono. Isso porque uma série de substâncias são liberadas durante exercícios de baixo impacto de alongamento e fortalecimento muscular, em especial as endorfinas (analgésicas) e somatostatina (promove o trofismo muscular).

RELAXAMENTO

 Deve-se balancear os períodos de trabalho e lazer, vigília e sono. O relaxamento, não apenas físico, mas também mental é importante na abordagem da fibromialgia. Isso porque se busca quebrar um círculo vicioso constituído por dor, estresse, depressão e distúrbios do sono.

EDUCAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS

Os pacientes com fibromialgia devem ter conhecimento pleno de sua condição clínica, uma vez que ela se caracteriza por recidivas intermitentes dos sintomas de dor e fadiga. Dessa forma os sintomas podem ser tratados assim que se manifestam com medidas não medicamentosas e se necessário, com o uso de medicamentos. No sentido de prevenir as manifestações de dor e de depressão, os pacientes com fibromialgia devem buscar hábitos saudáveis e regulares em termos de alimentação, lazer e sono.

MEDICAMENTOS

Quando necessários devem ser prescritos pelo médico. Isso porque em cada recidiva a fibromialgia pode se manifestar de forma diferente, necessitando de diferente abordagem medicamentosa.

TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO ALTERNATIVO PARA DOR

 

ACUPUNTURA irá melhorar a dor, porém aconselhamos que seja feita por um médico que além de se preocupar com a dor, poderá fazer um melhor diagnóstico e associar a outros tratamentos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA

SÍNDROME DE SJÖGREN