PODOTERAPEUTA : como acabar com o chulé?



Quem nunca ouviu, ou até mesmo falou: "Esse chulé não é meu. É do sapato!" De acordo com o Podoterapeuta Luiz Pedreira isso pode, sim, ser uma verdade. Mas, de acordo com o especialista formado em Barcelona, na Espanha, que há mais de 20 anos idealizou e criou a marca Spa do Pé, existem cuidados diários que podem evitar o mau cheiro nos pés.
-Tem muita gente que acha que isso é desculpa, mas há sapatos que realmente propiciam o famoso e temido chulé - garante Pedreira, que dá dicas para quem quer manter os pés cheirosos. - Ele orienta que as pessoas evitem os sapatos sintéticos, pois eles fazem com que o pé fique suando constantemente e, além disso, há o atrito com o calçado, que causa uma esfoliação da pele. Essa decomposição dentro do sapato, que é um lugar quente, úmido e escuro, facilita o aparecimento de fungos e bactérias, que são os grandes causadores do chulé.

Além de indicar sapatos não sintéticos, Pedreira alerta ainda para a importância do uso da meia.

-É fundamental usar meias. De preferência, as de algodão. Elas são importantes para manter os pés com menos umidade, além de segurarem um pouco o atrito, que acontece naturalmente durante a caminhada e lembra a importância de não reutilizar meias usadas.

Desodorantes para os pés não são recomendados por Pedreira. DE acordo com ele, inibir o suor na região pode até mesmo fazer mal à saúde.

Fazer com que o pé não sue não é, de forma alguma, a melhor maneira de impedir o chulé. Isso faz mal - garante ele, que, além dos cuidados já citados, recomenda o uso de antibactericidas em spray nos calçados. Deve sempre deixar os sapatos limpos e secos. Indica ainda que a pessoa aplique o spray antibactericida dentro dos sapatos antes de calçá-los. Isso ajuda a prevenir o mau cheiro.

Pedreira também aconselha que os pés estejam sempre hidratados e sugere alguns tratamentos, como a hidratação com ozonioterapia e reflexologia.

Os pés aguentam o peso do nosso corpo durante todo dia. É necessário que eles também recebam um cuidados especial. A reflexologia ativa os pontos vitais e melhora a circulação. A hidratação evita rachaduras e o acúmulo da famosa pele morta. Já a ozonioterapia elimina os fungos e bactérias.

Luiz Pedreira indica uma fórmula simples, que pode ser feita em uma farmácia de manipulação, com os seguintes ingredientes: 400ml de álcool de cereais; 30ml de silicone cosmético; 30ml de vaselina líquida; 15g de cânfora; 15g de mentol; 10g de lavanda inglesa.


por Renata Leal do GLOBO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS NOS COTOVELOS, JOELHOS, AXILAS E OUTROS LUGARES

EXPLICANDO MELHOR O LINFEDEMA

SÍNDROME DE SJÖGREN